Como aumentar a imunidade com as baixas temperaturas?
As altas temperaturas do verão já estão se despedindo e com isso, o período do clima mais ameno do outono se aproxima, intensificando a necessidade de prevenir e proteger o corpo de viroses e doenças, em diferentes idades. Saiba como o cuidado com sua saúde e o aumento da imunidade do organismo podem ser fatores determinantes para aproveitar todas as estações do ano, livre de gripes e resfriados.
O que é imunidade?
O sistema imunológico, também conhecido como a “imunidade” do organismo, possui como característica principal ser um mecanismo de defesa contra agentes patogênicos. Logo, quando ocorre a sua diminuição ou a fragilidade de resistência, o corpo fica mais suscetível a contrair doenças ou sofrer com repetições de complicações, como gripes e resfriados.
Quando identificar os sintomas da gripe?
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, que pode levar à pneumonia e até mesmo a óbito se não for tratada adequadamente. Muitas vezes confundida com um simples resfriado, a gripe é mais comum no inverno, devido às baixas temperaturas e pode ser transmitida de duas formas: pelo contato direto com secreções de um indivíduo infectado ou pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, especialistas alertam que a prevenção é sempre a melhor opção para evitar a intensificação da doença e sua propagação. Confira os principais sintomas:
Dores no corpo
As dores são comuns em diversas partes do corpo infectadas pelo vírus Influenza, principalmente nos músculos dos braços, pernas e coxas. Além disso, quando a gripe já está em um estágio avançado, é possível que o paciente sinta dor por todo o corpo.
Febre alta
A febre alta é um dos primeiros sintomas da gripe observados tanto em crianças quanto em adultos, podendo apresentar uma variação de temperatura de 37°C a 40°C. Nesses casos, a paciente geralmente fica com o rosto corado e sente arrepios constantes. No caso de crianças com menos de seis meses, quando a temperatura atingir 37°C, é necessário buscar um médico imediatamente. Já em outros casos, a intervenção médica é indicada quando a temperatura exceder os 39°C.
Garganta inflamada
Após a febre, outro sintoma comum é a dor de garganta, que torna a região vermelha, causando coceira constante. No caso das crianças, as queixas costumam se intensificar com esse sintoma, uma vez que a dor de garganta dificulta a ingestão de alimentos e torna voz rouca, dificultando a fala dos pequenos.
Tosse seca
A tosse seca costuma ter como principal influência a garganta inflamada. No entanto, para facilitar a identificação da tosse, observe a produção de muco. Isso porque a tosse causada pelo vírus Influenza é seca e não produz muco (e quando produzido, costuma ser em pequena quantidade).
Problemas gastrointestinais
É comum que as crianças apresentem sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal com a gripe. Esta condição costuma provocar falta de apetite e desidratação, devido à perda excessiva de fluidos. Além disso, cabe destacar que essa é uma característica apenas da gripe em crianças, já que adultos raramente têm problemas gastrointestinais.
Como aumentar a imunidade do organismo?
Para o fortalecimento do sistema imunológico é importante que o paciente tenha uma alimentação completa de alimentos com vitaminas e minerais. Desta forma, também pode ser indicado o uso de suplementos e medicamentos específicos para auxiliar no aumento da imunidade do organismo. Em todo caso, é importante lembrar que o melhor tratamento para a gripe é a prevenção. Por isso, opte por remédios que aumentem a imunidade do seu organismo para evitar a gripe e consulte um especialista para saber qual a melhor indicação para o seu caso. Confira os produtos disponíveis na Floratus Farmácia de Manipulação:
Elixir para imunidade
O Elixir para imunidade é um medicamento natural que contribui para a proteção do corpo, estimulando a produção de anticorpos. Desta forma, proporciona mais resistência ao organismo, evitando infecções recorrentes, relacionadas à respiração e do trato urinário.
Suplemento para aumento da imunidade
O suplemento para aumentar a imunidade corporal é composto por equinácea purpúrea, Vitamina E, Zinco, Vitamina C e Gengibre. O medicamento auxilia na prevenção de gripes e resfriados, aumentando a resistência do organismo.
Lactobacillus Infantil
O cuidado com o fortalecimento do sistema imunológico também é muito importante nesta época do ano nas crianças. Para isso, estar atento à Flora Intestinal é uma das formas de contribuir para o aumento da imunidade corporal. As bactérias benéficas, como os probióticos, agem para o equilíbrio do organismo, auxiliando na absorção de minerais e vitaminas, sendo uma ótima opção para o público infantil.
Polivitamínico
O Polivitamínico é uma suplementação desenvolvida para melhorar a qualidade de vida, por meio da nutrição e saúde do organismo, bem como, proteger e prevenir doenças. O medicamento possui vitaminas e ácido fólico, a fim de melhorar o aspecto de unhas, cabelos e da pele, além de possuir uma ação antioxidante.
Própolis DU
O Própolis é um antibiótico natural que contribui para a melhora de resfriados, inflamação na garganta, sinusite, rinite e descongestionante nasal. O produto pode ser indicado para reforçar as defesas naturais do organismo, protegendo as vias aéreas superiores e regenerando a mucosa nasal.
Própolis Spray
Outra opção de Própolis se dá pela versão em Spray. O medicamento estimula a formação de anticorpos, aumentando a resistência do organismo e acelerando o processo de regeneração celular. Desta forma, pode ser indicado para prevenção de gripes, resfriados, dores e inflamação na garganta.
Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!