• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45, Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 29/08/2019
Home Blog

6 ações para fortalecer o sistema imunológico

6 ações para fortalecer o sistema imunológico

6 ações para fortalecer seu sistema imonológico floratus farmacia de manipulação

Seja inverno ou verão, primavera ou outono: sua imunidade parece baixa em todas as estações do ano. Você já consultou muitos médicos especializados, fez tudo o que eles disseram, mas parece que nada ajuda. Vem descobrir o que você pode fazer por você mesmo para resolver esse problema e fortalecer seu sistema imunológico.

Antes, é preciso entender o que é essa tal de imunidade e como ela funciona no nosso corpo. Também chamado de sistema imune, o sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos e células que fazem a defesa do organismo contra vírus, bactérias e agentes infecciosos, prevenindo o desenvolvimento de doenças.

Quando um desses agentes estranhos invadem o organismo, o sistema imune é ativado para combatê-los, o que desencadeia em uma série de reações. Quando você se machuca, por exemplo, a área se aquece e fica avermelhada. Isso é uma resposta do seu sistema imunológico na tentativa de matar os micro-organismos do local. Assim como esse mecanismo, diversos outros são ativados, dependendo do tipo de invasor a que o organismo está exposto.

Agora que você já entende o que é e como funciona seu sistema, saiba o que você pode fazer para aprimorá-lo e ajudá-lo no combate às doenças. Confira 6 ações para fortalecer seu sistema imunológico.

1. Dieta

Os nutrientes vindos de uma alimentação saudável são responsáveis por fazer todo o organismo funcionar corretamente, inclusive o sistema imunológico. Vegetais, carboidratos, proteínas e gorduras devem fazer parte da sua dieta equilibrada.

2. Sono

Enquanto você dorme, seu corpo descansa e o organismo se regenera e regula suas funções. Para manter o sistema imunológico sempre em alerta é preciso recuperar as energias que ele gasta ao longo do dia. Sete a nove horas de sono tranquilo por noite é o ideal.

3. Sol

O sol ajuda o corpo a sintetizar a vitamina D e energiza as células do organismo responsáveis por eliminar os patógenos. É importante receber a luz solar todos os dias, contudo, com atenção para cuidados: a exposição prolongada deve ser feita somente com uso do protetor solar.

4. Diminuição do estresse

Um dos grandes vilões da imunidade é o estresse. Para fortalecer o sistema imunológico, é necessário deixá-lo bem longe. Para reduzir essa condição, é preciso observar o estilo de vida. Quanto mais hábitos saudáveis, menos chances de desenvolver o estresse.

5. Exercício

Atividades físicas fazem bem a todo o organismo: ajudam a controlar o peso, dão condicionamento físico, melhoram a capacidade cardiovascular e também aumentam o sistema imunológico. Exercícios ajudam no aumento das células de defesa, além de diminuir o estresse.  Atenção, contudo, para a intensidade, que deve ser moderada.

6. Medicamento

Tomar medicamentos em excesso, principalmente antibióticos, pode baixar a imunidade. Isso porque eles não matam somente as bactérias que estão causando uma infecção, mas também aquelas que ajudam a proteger o corpo.

Infelizmente, é comum encontrar profissionais da saúde que receitam esses remédios, porque eles vão, de fato, combater a doença e fazer você se sentir melhor depois do tratamento. O problema é que esses medicamentos também vão prejudicar seu sistema imune.

Para encontrar uma fórmula que contenha somente os ativos necessários para tratar a doença e que não prejudiquem sua imunidade, é preciso procurar uma farmácia de manipulação. Na Floratus você encontra profissionais especializados que podem manipular um medicamento específico para o seu problema, além de suplementos para fortalecer seu sistema imune. A empresa trabalha com exclusividade de acordo com a sua necessidade.

Com atitudes simples, pequenas mudanças na rotina e a escolha certa do tratamento é possível fortalecer seu sistema imunológico e ter mais saúde e bem-estar.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!

Logomarca Floratus: uma flor azul com o nome embaixo

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

Topo
Iniciar conversa