Floratus Farmácia de Manipulação

A farmácia de manipulação é um estabelecimento que comercializa medicamentos e tem como característica principal a preparação de fórmulas especificas feitas pelo farmacêutico Magistral para uma pessoa, prescrita através de uma receita por profissional habilitado. A farmácia magistral brasileira é hoje referência mundial em tecnologia, possui matérias-primas de última geração e embalagens inovadoras.

Vantagens da Farmácia de Manipulação:

• Versatilidade posológica:

O medicamento manipulado permite o ajuste de doses ou concentração dos fármacos à forma farmacêutica.

• Associações de fármacos:

A prescrição magistral permite realizar associações de fármacos que, muitas vezes, não estão disponíveis no mercado tradicional. São amplamente conhecidos os efeitos positivos das associações.

• Possibilidade de escolha da forma farmacêutica e excipientes:

Através da manipulação, o prescritor pode optar pelo uso da forma farmacêutica que mais se adéque à via de administração escolhida ou às condições específicas do paciente. É também possível escolher o veículo ou excipiente ideal para pacientes sensíveis a determinados ingredientes presentes na formulação (ex. conservantes, lactose, corantes, flavorizantes, essências) ou para pacientes que apresentem restrição de uso para alguns destes componentes (ex. pacientes diabéticos com restrição à ingestão de açúcar).

Podemos citar a importância da preparação magistral na forma oral líquida para pacientes pediátricos e idosos, com problema de deglutição de comprimidos, facilitando a adesão ao tratamento.

Em diversas formas farmacêuticas que podem ser manipuladas estão as cápsulas, tabletes, pastilhas, soluções orais e tópicas, suspensões orais e tópicas, xaropes, elixires, emulsões orais, gotas orais, gotas sublinguais, supositórios retais, óvulos, supositórios uretrais, preparações nasais (gotas, géis, spray), cremes, loções, pomadas, géis, pós-orais, e tópicos, colutórios, enxaguatórios bucais, soluções e suspensões, preparações transdérmicas, sachês, shakes, sopas, chocolates, gomas, etc. É possível ainda a obtenção de cápsulas de liberação entérica ou liberação lenta.

A flavorização personalizada de formas farmacêuticas orais de acordo com a preferência do paciente é um fator diferencial na adesão ao tratamento por pacientes pediátricos, adultos e mesmo para pacientes veterinários. Excipientes poderão ser isentos de açúcar (sugar-free), lactose (lactose-free), conservantes (preservative-free), corantes (dye-free), flavorizantes (flavor-free), perfume (fragance-free) e substâncias oleosas comedogências (oi-free).

A farmácia de manipulação é um estabelecimento que comercializa medicamentos e tem como característica principal a preparação de fórmulas especificas feitas pelo farmacêutico Magistral para uma pessoa, prescrita através de uma receita por profissional habilitado.

A farmácia magistral brasileira é hoje referência mundial em tecnologia, possui matérias-primas de última geração e embalagens inovadoras.

• Possibilidade de resgate de medicamentos descontinuados:

Através da manipulação, é possível resgatar medicamentos que foram retirados pelos laboratórios por não serem economicamente viáveis ou interessantes ao mercado. Medicamentos que sofreram alterações na composição, dose ou forma farmacêutica também podem ser manipulados.

• Manipulação de medicamentos para a terapêutica de doenças raras:

São medicamentos não desenvolvidos pela indústria farmacêutica por razões econômicas, porém de interesse à saúde pública. Os medicamentos manipulados podem representar uma alternativa muito efetiva para o tratamento destes pacientes e devem ser destacado, principalmente devido ao fato de que proporciona garantia de disponibilidade imediata de formas farmacêuticas e dosagens não disponíveis no mercado de produtos industrializados. A farmácia magistral disponibiliza também uma série de suplementos nutricionais contendo ingredientes ativos, muitas vezes, não encontrados no mercado tradicional.

• Economia:

A farmácia magistral adquire matéria-prima utilizada na preparação de seus produtos diretamente dos fornecedores importadores, vendendo diretamente ao consumidor. O menor número de intermediários na cadeia comercial e o menor custo dispendido com marketing consistem os principais motivos do menor custo do medicamento manipulado.

• Personalização terapêutica:

Prescrição magistral utiliza a nomenclatura genérica e descreve a forma farmacêutica e a dose ou concentração do fármaco. O receituário é único, diferenciado e nominal ao paciente. Há um aumento na adesão ao tratamento decorrente desta personalização farmacoterapêutica.

• Atendimento Farmacêutico:

O ato da prescrição farmacêutica constitui prerrogativa do farmacêutico legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

• União multiprofissional em prol da saúde (a tríade da saúde):

A base da farmácia magistral está no relacionamento entre o farmacêutico, o médico e o paciente. Esta união multiprofissional em prol da saúde do paciente representa fator importante para se estabelecer um tratamento eficaz e personalizado.

Cada individuo é único e merece sempre um tratamento individualizado e exclusivo. A personalização do tratamento é essencial, cada um de nós tem necessidades únicas e individuais. O médico habilitado irá diagnosticar suas necessidades e a Floratus se encarrega de desenvolver seu tratamento com qualidade e segurança.