• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45 - Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 04/06/2019
Home Blog

Tenha cuidado ao tomar banho com água muito quente

Tenha cuidado ao tomar banho com água muito quente

floratus farmáca de manipulação

O inverno vem chegando e, com ele, os banhos demorados e super quentes. Afinal, além de ser uma forma de esquentar o nosso corpo é também uma maneira de relaxar depois de um dia corrido e frio. E nós sabemos muito bem que a maioria das pessoas não abre mão de tomar banho com água muito quente nesse período do ano. Entretanto, tenha cuidado, porque apesar de parecer ótimo, a água muito quente pode trazer diversos malefícios à saúde. O hábito de tomar banho muito quente no inverno não é bom para o cabelo e muito menos para a pele.

O problema está na temperatura muito alta da água do chuveiro. Isso porque a água quente retira parte da barreira protetora da epiderme, o que provoca ressecamento, coceira e um aspecto mais grosso e áspero para a pele. Além disso, a água quente tem efeito de desengordurante maior, o que causa a remoção dos lipídios naturais da pele, tornando-a ressecada e causando até mesmo irritações na mesma.

Quanto ao cabelo, o calor da água aumenta a atividade das glândulas sebáceas do couro cabeludo, o que causa oleosidade e proliferação de fungos causadores da caspa. Nas pontas, os cabelos ficam ressecados, deixando os fios super opacos e quebradiços. Além disso, é importante estar atento a outro sinal: a queda de cabelo. A água muito quente do banho também é uma das responsáveis pelo período de perda de cabelo, tornando o caimento das madeixas ainda maior.

Mas o que posso fazer para tomar banho com água quente e não prejudicar a minha pele e os meus fios? Continue com a gente, nós vamos explicar para você.

Cuidados para evitar malefícios à pele e ao cabelo no inverno

Você não precisa deixar de tomar banho quente, ainda mais em dias frios como os que costumam vir no inverno. Porém, estabeleça uma temperatura que não ultrapasse dos 37 graus, semelhante ao calor corporal. Outro fator que ajuda a reduzir os malefícios à pele e ao cabelo é encurtando o banho: de 5 a 10 minutos já é o suficiente.

Fora isso, seguir alguns cuidados pode ajudar você a evitar que a água quente prejudique a sua pele. Procure não esfrega-la muito com esponjas e nem utilizar a ducha muito intensa, já que isso pode danificar o manto lipídico, a tal barreira protetora da pele. Além disso, utilize pouco sabonete, mesmo que ele seja suave.

Lembre-se de não se secar com toalhas ásperas e utilize esfoliantes no corpo para hidrata-la. Também é importante beber bastante água, pois isso também ajuda a manter a pele macia e saudável. Outro fator fundamental para manter a pele protegida é hidratá-la, utilizando protetor solar diariamente.

Para os cabelos, as dicas são as mesmas: não utilize água muito quente, utilize produtos adequados para o seu tipo de cabelo e aposte em hidratantes que deixem os fios mais macios e menos quebradiços, além de ficar longe da queda excessiva de cabelo.

E para garantir os produtos ideais para o seu tipo de cabelo, acesse nossa loja virtual!

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

    Topo
    Envie sua receita