Tudo o que você precisa saber sobre PROTETOR SOLAR INFANTIL
Com o aumento das temperaturas, ficam cada vez mais frequente as perguntas de qual melhor protetor solar deve-se usar nas crianças. Confira nossas dicas sobre o assunto:
Até os 6 meses de idade
- Não é recomendada a exposição direta ao sol;
- Não se deve usar nenhum tipo de protetor solar químico;
- Use roupas com proteção UVA,
- Faça uso de boné, chapéu, guarda-sol….
De seis meses a um ano
- A exposição solar deve ser curta e em horários apropriados (até às 10h e após às 16h), sempre com a utilização de protetor solar (de preferência um protetor físico).
- Recomenda-se o uso dos filtros infantis, que geralmente contêm menos substâncias químicas prejudiciais à pele da criança. Costumam ser mais espessos e possuir coloração esbranquiçada ou rosada. O fator de proteção solar deve ser de no mínimo 30.
Tipos de Protetor Solar
Existem dois tipos de protetores, os físicos e os químicos. Os protetores solares físicos funcionam como uma barreira ao sol, refletindo os raios UV e causam menos irritações e alergias.
Já nos protetores solares químicos são usadas determinadas substâncias que podem causar maior risco de alergia e irritações na pele.
Dicas do uso de filtro solar nas crianças:
- Aplique o filtro 30 minutos antes de ir para o sol;
- Quanto mais clara a pele maior devem ser os cuidados;
- Mesmo em dias nublados a radiação solar atravessa as nuvens, lembre-se de ainda assim aplicar o filtro.
- Durante exposições solares prolongadas (praias, clubes, piscinas) é preciso usar chapéus e roupas adequadas, e procurar deixar a criança na sombra ou sob o guarda-sol pelo maior tempo possível. Reaplicar o filtro a cada duas horas no mínimo.
- O filtro solar ideal deve ter alta proteção UVA e UVB e ser resistente a água. Porém, mesmo que o filtro seja resistente à água, ele deve ser reaplicado depois de entrar na água ou quando a criança apresentar muito suor.
- Não esqueça das orelhas, pés, atrás dos joelhos e rosto.