Alergia na pele? Você pode estar usando o produto errado!
Todos nós deveríamos hidratar e cuidar bem da nossa pele, afinal, quanto mais cuidarmos dela, mais bonita a nossa aparência ficará, não é mesmo? Entretanto, muitas vezes acabamos usando produtos desconhecidos e de má qualidade por não prestar atenção nesses mesmos detalhes, e isso acaba sendo prejudicial para a pele.
Um destes problemas é o surgimento de alergias. A manifestação de bolinhas, a aparência avermelhada e a coceira são alguns sintomas alérgicos que podem aparecer. Ou seja, a utilização de produtos errados, como citamos anteriormente, pode ser danosa e extremamente agressiva para a pele.
Mas você sabe qual produto utilizar para fazer com que sua pele fique cuidada, hidratada e longe de alergias? Sabe como ocorre a absorção dos mesmos? E quais são os tipos de alergia que se manifestam? Essas e outras dúvidas serão respondidas neste texto. Continue lendo!
Como ocorre a absorção de produtos na pele
É comum ouvir falar que qualquer produto que passamos em nossa pele é absorvido e vai parar em nossa corrente sanguínea. Isso porque, quando colocamos um produto sob a pele, não temos a mínima ideia de como ele irá agir e conquistar o efeito prometido.
Porém, muitas dúvidas acabam surgindo sobre os cosméticos que utilizamos e se eles prejudicam ou não a saúde humana, o que faz com que muitas pessoas fiquem ainda mais atentas. Por isso, vamos explicar a você como a sua pele absorve os produtos recebidos sob ela.
A penetração ocorre através da pele, porém, para que possam exercer sua função e obter o efeito esperado, é preciso que sua molécula consiga ultrapassar a barreira da camada mais externa da pele e atingir seu local de ação, caso contrário o ativo não será capaz de desempenhar sua ação efetiva.
Dessa forma, especialistas já desenvolveram fórmulas que alcancem o local de ação por meio de sistemas de liberação de ativos. A penetração deles é um fator muito importante que deve conter nos cosméticos, mas é importante também que eles sejam controladores. Afinal, uma penetração insuficiente não gera efeitos, tornando a formulação ineficaz. Já uma penetração excessiva pode chegar à corrente sanguínea e assim causar efeitos perigosos à saúde. Entretanto, a penetração de substâncias na pele ainda é considerada um desafio, pois depende das propriedades do ativo e de seu comportamento quando incorporado à pele, devendo permitir somente a entrada do ativo na pele.
É por isso que existem diversos tipos de produtos e fórmulas para diversos tipos de peles, assim, os dermatologistas sabem exatamente como identificar o tipo da pele e receitar o melhor produto para cada uma.
O que acontece com a pele ao não cuidá-la com os produtos corretos?
Uma pele mal cuidada pode trazer diversos danos à mesma, além de efeitos prejudiciais permanentes. Além da própria alergia na pele, como citamos acima, manchas, irritação e acne também podem surgir. Por isso a importância de procurar um profissional que analise a sua pele e indique os produtos certos (lembrando que o que é bom para um tipo de pele pode ser péssimo para outro).
É fundamental que você saiba que o não cuidado ao surgir problemas na sua pele pode fazer com que ela fique ainda mais prejudicada. A acne, por exemplo, pode ser agravada em pessoas com pele oleosa que usam produtos inadequados, o que resulta em cicatrizes difíceis de serem revertidas.
Por isso, lembre-se de nunca usar cremes e hidratantes antes de realizar uma avaliação médica. Com certeza isso é garantia de cuidados com a sua pele e também com a sua saúde!
Você merece cuidados! Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!