• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45, Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 10/06/2019
Home Blog

Ansiedade entre jovens: o mal do século XXI

Ansiedade entre jovens: o mal do século XXI

ansiedade entre jovens floratus farmácia de manipulação

Considerada o mal do século XXI, a ansiedade não escolhe quem vai atingir. De crianças a idosos, ela chega sem pedir licença e transforma a vida de muitas pessoas. Entretanto, atualmente, o transtorno parece estar tomando mais ainda a vida de crianças e adolescentes. Por isso, neste artigo, falamos sobre a crise de ansiedade entre jovens.

Com base em dados recolhidos pelo psiquiatra Fernando Asbahr, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, estima-se que cerca de 10% das crianças e dos adolescentes sofrem de ansiedade hoje, tornando-se um dos quadros de transtornos mais frequentes nessa idade.

É claro que ter ansiedade, na maioria dos casos, é considerado algo normal, se “leve”. Afinal, basicamente todas as pessoas do mundo sofrem, em algum momento de suas vidas, com ansiedade e medo frente a mudanças e/ou perigos. Contudo, por vezes, isso acaba sendo desproporcional e torna-se algo mais grave que a situação em si. Nesse momento, chega a hora de procurar por tratamento.

E esses sintomas não aparecem somente em forma de nervosismo perante algum problema bobo, como uma prova ou um primeiro encontro. Mas sim como um sentimento que acaba prejudicando a rotina e o dia a dia do jovem. Porém, muitas vezes o principal desafio, até mesmo para os pais dessas crianças e adolescentes, é detectar o problema em situações mais leves, o que faz com que o sintoma se agrave e parta até para outros distúrbios, como a própria depressão.

Hábitos causadores e como tratar a ansiedade

A ansiedade que se desenvolve, principalmente na vida de crianças, adolescentes e jovens, por vezes depende muito da predisposição genética de cada pessoa. Contudo, outros tipos de fatores também podem contribuir para o transtorno, como por exemplo: viver em ambientes estressantes e com a presença de familiares que vivem preocupados; presenciar brigas ou a separação dos pais; ser vítima de bullying na escola ou em outros ambientes, etc.

E os sinais de que o jovem pode estar carregando a ansiedade são muitos: ter muitos medos, evitar situações que antes ele não via problema algum em participar, sentir uma sensação de tristeza e sofrimento em variados e constantes momentos, entre outros fatores.

Por isso, ao identificar os sintomas, é muito importante que o transtorno seja tratado de forma correta, para não virar algo bem maior do que deveria. Algumas medidas podem ser tomadas nesse caso:

  • Tratamento com terapia cognitiva comportamental;
  • Em casos mais graves, uso de medicamentos.

Outra opção que também pode auxiliar no tratamento são as chamadas essências florais. A terapia floral se dá por meio da utilização de variados tipos de essências, que atuam como medicamentos alternativos 100% naturais e sem restrições de uso. O objetivo é trazer um equilíbrio no emocional por meio do controle das mesmas. Mas lembre-se: elas garantem o equilíbrio e não a cura de doenças.

E se você precisa de produtos que tirem de vez a ansiedade da sua vida, conheça a linha da Floratus. Assim, você pode levar uma vida mais leve e tranquila, longe de qualquer transtorno de medo ou ansiedade.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!

Logomarca Floratus: uma flor azul com o nome embaixo

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

Topo
Iniciar conversa