• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45, Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 01/03/2019
Home Blog

Crise de ansiedade? Calma, você não está sozinho!

Crise de ansiedade? Calma, você não está sozinho!

floratus farmáca de manipulação

Você sabia que a ansiedade (juntamente com a depressão) é considerada o mal do século XXI? Pois é! Apesar da ansiedade ser uma emoção comum diante de tantas situações e momentos do dia a dia, ela também pode ser identificada como um problema, caso ocorra em excesso através de sintomas específicos.

São diversas as causas que podem desencadear o transtorno de ansiedade. Inclusive a depressão é uma delas. Ou seja, você não está sozinho nessa! E reconhecer em si mesmo os sintomas de ansiedade é o primeiro passo para buscar ajuda e controlar a situação.

Mas, também é necessária a busca por um profissional especializado. E pensando em explicar mais sobre essa doença, elencamos alguns tópicos que achamos relevantes e informamos um pouco mais sobre. São eles: síndrome do pânico, um tipo de ansiedade; quais são os maiores causadores desse transtorno; e quem é mais atingido por essa doença. Confira!

O que é Síndrome do Pânico?

A Síndrome do Pânico é um transtorno que está dentro dos sintomas da ansiedade, ou melhor dizendo, ela é um tipo de ansiedade. Através dela, as pessoas que sofrem com isso, passam por crises inesperadas de desespero e também têm medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo não havendo motivos ou sinais de que algo realmente vá acontecer. Em uma crise de pânico, a pessoa fica em estado de hiperativação autonômica, com sintomas de aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldade de respirar, transpiração, tremores, etc.

E quem tem a Síndrome do Pânico sofre muito. São seguidas crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado, preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com as consequências desses ataques, já que a pessoa acaba com medo de perder o controle, prejudicar o seu dia a dia, e até mesmo de enlouquecer ou ter um ataque no coração.

Dentro desse transtorno, os ataques de pânico são uma reação comum. Suas principais características são:

– Sensação de nervosismo e pânico incontroláveis;

– Sensação de morte;

– Aumento da respiração;

– Aumento da frequência cardíaca;

– Tonturas e vertigens;

– Problemas gastrointestinais.

Ao falar sobre esse transtorno, é sempre importante lembrar que uma das principais metas do tratamento da Síndrome do Pânico é aumentar a capacidade de regulação emocional, para que a pessoa que sofre disso passe a não ter mais esses momentos e esses sintomas.

Além da síndrome do pânico, existem outros transtornos, como TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Fobia Social, Fobias Específicas, entre outros.

Quais são os maiores causadores da ansiedade?

Ao certo, não se sabe o porquê de algumas pessoas serem mais propensas à ansiedade descontrolada do que outras. Alguns dos fatores podem ser:

– Genética (histórico familiar);

– Ambiente (passar por algum evento traumático ou estressante);

– Mentalidade ou modelo de pensamento (forma como a pessoa estrutura seus pensamentos e encara as situações do dia a dia);

– Doenças físicas (problemas cardiovasculares; doenças hormonais; problemas respiratórios; dores crônicas; abuso de drogas, álcool e medicações; e eventos, como concussões, tumores cerebrais, excesso de cortisol pelo corpo e infecções por bactérias).

Ou seja, é possível que muitas pessoas sofram desse mal pelos fatores citados anteriormente. Por isso, é essencial que o indivíduo busque ajuda com um profissional, para que ele entenda quais são as reais causas por trás do problema de ansiedade.

Quem é mais atingido pela ansiedade?

Você sabia que o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo? No total, 18,6 milhões de brasileiros enfrentam a doença. Um número considerado extremamente alto, não é mesmo?

E dentro deste número, em relação a gêneros, as mulheres estão na frente. Elas tendem a sofrer mais de transtorno de ansiedade que homens. Boa parte disso se deve ao fato de uma constante pressão em atingir um padrão de beleza imposto pela sociedade, assim como a dupla jornada de trabalho que muitas delas precisam enfrentar no seu dia a dia. As mulheres também têm uma maior facilidade de desenvolver transtornos de ansiedade porque são mais frágeis em relação a fobias.

E se você acredita que esteja passando por alguma destas situações e identifique algum desses sintomas, o mais ideal é que você procure um profissional especializado, para que, assim, ele fale qual é o tratamento indicado para o seu caso.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!

Logomarca Floratus: uma flor azul com o nome embaixo

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

Topo
Iniciar conversa