• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45, Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 16/04/2019
Home Blog

Higiene infantil: como estimular os cuidados

Higiene infantil: como estimular os cuidados

Higiene das crianças

Já parou para pensar em quantos objetos e coisas a gente toca ao longo de um dia? Garrafa de água, computador, copos, carros e ônibus, aparelhos de academia… É muita coisa, né? Isso significa que estamos em contato direto com as coisas o tempo todo, seja com as mãos, que acabam sendo levadas à boca ou aos olhos, ou de outras formas.  Acontece que o resultado de tudo isso não é muito legal, afinal, a gente acaba trazendo alguns tipos de vírus e bactérias para o nosso corpo.

E isso parece ser muito pior para as crianças, já que elas vivem pegando itens, muitas vezes levando-os à boca, além de frequentar creche ou escola e muitos outros lugares durante o dia. É por isso que aquela simples pergunta de mãe e pai “Já lavou as mãos?” deve ser levada bem a sério.

A higiene pessoal infantil é um hábito essencial e é importante que você, seja pai, mãe, responsável ou educador, estimule. Pois, ao serem apresentados a cada hábito de higiene, as crianças também darão maior atenção a essas atividades e, aos poucos, começam a torná-las hábitos, passando a vê-las como algo natural e não como uma obrigação.

Para manter a saúde em dia, o hábito de tomar banho, escovar os dentes, conservar as mãos limpas e as unhas cortadas é essencial. Estas são regras simples, mas que precisam ser lembradas para evitar consequências como gripe, verminose, infecção intestinal, entre outros.

Dicas para estimular a higiene infantil

Buscar formas de apresentar o processo de autocuidado para a higiene pessoal de forma lúdica e divertida é a maneira mais interessante de estimular as crianças, seja na escola ou em casa. Se você não sabe como fazer, confira algumas dicas:

Apresentar o tema de forma lúdica

Hábitos de higiene pessoal muitas vezes acabam sendo esquecidos ou tediosos segundo as crianças. Por isso, o objetivo é estimular esses costumes de forma lúdica, utilizando os próprios itens de higiene e que eles sejam coloridos, de formatos e aromas diferentes, e com personagem que ilustrem esses itens. É uma boa forma de conscientizar as crianças.

Ler livros e gibis 

Há diversos quadrinhos e histórias voltados à higiene pessoal que podem ser apresentados para o público infantil e que abordam o assunto de forma divertida e descontraída através de narrativas simples, ilustrações e uma linguagem adequada a cada faixa etária.

Apresentar o tema através da música

Por ter um papel fundamental na vida das crianças, a música pode ser uma boa sugestão para estimulá-las. Em casos assim, utilizar canções que abordam o tema incentiva as crianças a cantar e dançar, ensinando-as a cuidar da sua saúde.

Mostrar vídeos

Filmes, programas educativos ou desenhos voltados para o público infantil são perfeitos para chamar atenção dos pequenos e abordar a importância da higiene de diferentes formas.

Realizar rodas de conversa

É neste momento que é possível passar conhecimento e informações sobre o tema às crianças. Por ser um momento dinâmico, a criança é convidada a expressar sua opinião e interagir com o assunto abordado, sendo um item fundamental para incentivá-las a aderir aos costumes de higiene pessoal diários.

Gostou deste texto? Temos diversos outros em nosso blog! Se ficou com dúvidas, deixe nos comentários!

Logomarca Floratus: uma flor azul com o nome embaixo

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

Topo
Iniciar conversa