• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45, Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 02/04/2019
Home Blog

Queda de cabelo: um dos males do século XXI

Queda de cabelo: um dos males do século XXI

Queda de Cabelo

Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todas as pessoas todos os dias (um número bem baixo se comparado aos mais de 100 mil fios que temos em nosso couro cabeludo). Isso acontece porque o cabelo cai e se renova diariamente, o que é algo comum em nosso corpo. Ou seja, ter queda de cabelo, até certo ponto, é algo considerado super normal.

No decorrer dos anos, ao envelhecermos, nossos fios acabam ficando mais finos. Mas isso não significa a sua queda excessiva. Muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode significar algo mais grave. Entretanto, mesmo em casos assim, aqueles que sofrem com isso não precisam se desesperar: isso não os leva à calvície, pois eles acabam sendo repostos por novos fios.

Mas quando devemos nos preocupar e como sabemos quando a queda passa de normal para excessiva? Bom, a escova cheia de cabelos pode até sinalizar que nossos fios estão caindo, mas não é com ela que precisamos nos preocupar mesmo. Isso porque o sinal de alerta não deve surgir na quantidade de fio que cai, mas sim, se a densidade de cabelo que vemos no couro cabeludo está boa ou não. Por isso, é importante verificar se os fios do seu couro cabeludo têm diminuído no decorrer dos dias, por conta da quantidade perdida, e analisar se há áreas mais vazias na cabeça.

Então quais são os verdadeiros e maiores causadores da queda excessiva de cabelo? Se você não sabe, continue acompanhando esse texto, vamos explicar direitinho para você.

Maiores causadores da queda de cabelo

É importante que você entenda que há uma queda normal de cabelo tanto em homens como em mulheres. Porém, lembre-se que a queda em excesso pode ser ocasionada por alguns fatores.

A queda de cabelo pode estar ligada a doenças na tireoide, ao pouco ferro no corpo, à amamentação, a doenças infecciosas e autoimunes, entre outros fatores. Porém, a causa certa da perda do cabelo depende da quantidade, velocidade e quais locais do corpo vão sofrer mais com isso. Mudanças hormonais e no metabolismo, medicamentos e estresse físico ou emocional também podem levar à queda temporária de cabelo nas mulheres.

Além das citadas, também é possível que a queda ocorra por conta da hereditariedade. E isso independe do gênero, tanto homens quanto mulheres herdam fatores de seus familiares, isso porque os hormônios sexuais são responsáveis pela miniaturização dos fios de cabelo. Porém, esse problema acaba sendo mais frequente em homens, começando desde jovem e se agravado com o decorrer dos anos.

O que fazer se você sofre com queda de cabelo?

Se você sofre desse mal, vá até um especialista (dermatologista). Ele irá realizar um exame clínico para determinar se a queda é ou não é patológica e na sequência, irá esclarecer sobre o ciclo do cabelo ou pedir exames complementares. 

E se você sofre de algum destes males, onde há uma quantidade exagerada de fios de cabelo caindo do seu corpo/couro cabeludo, é importante que você cuide bem do seu couro cabeludo, dos seus cabelos e de você mesma. Afinal, você merece cuidados!

Gostou deste texto? Deixe sua opinião nos comentários!

Logomarca Floratus: uma flor azul com o nome embaixo

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

Topo
Iniciar conversa