• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45, Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 14/05/2019
Home Blog

Saiba quais são as doenças que mais atingem os brasileiros

Saiba quais são as doenças que mais atingem os brasileiros

Saiba quais são as doenças que mais atingem os brasileiros floratus farmácia de manipulação

Os anos passam, a ciência evolui e mesmo assim ainda existem muitas doenças sem cura ou que afetam de maneira agressiva milhões de pessoas, inclusive os brasileiros. E por mais que não exista um sistema de rastreamento nacional ou global que enumere a ocorrência da maioria das doenças, é possível afirmar que muitas doenças assombram a vida das pessoas.

Entretanto, há certas doenças que ocorrem com maior frequência no país. Algumas delas, simples, outras crônicas e outras que ameaçam a vida do paciente. Conheça as mais registradas e comuns na atualidade e quais são seus principais causadores:

Obesidade: o sobrepeso é uma realidade comum no Brasil. Cerca de 43,3% das pessoas, com mais de 18 anos, que vivem nas capitais brasileiras, são obesas ou estão com sobrepeso. Causa: muito se dá pela falta de tempo para realizar uma boa alimentação e praticar exercícios físicos, fazendo com que as pessoas se tornem sedentárias e façam a ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares.

Câncer: os números assustam e estão crescendo muito, tendo um aumento considerável, a cada ano que passa, de diagnósticos de câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, dois em cada mil brasileiros terão a doença. Causa: uma das causas da doença é não levar uma vida saudável.

Aids: por mais que haja diversas campanhas sobre prevenção, o número de pessoas que porta aids ainda é alto, principalmente entre o público jovem. Causa: sem sexo seguro, não há 100% de proteção contra a doença. É importante prevenir-se para não contraí-la

Diabetes: a diabetes atinge 11% dos brasileiros segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Causa: a doença é crônica, por isso, quem sofre com diabetes precisa entender que alimentação equilibrada, peso saudável e atividade física são essenciais para o controle e prevenção da mesma.

Tabagismo: vício que prejudica muito a saúde de quem o mantém, o tabagismo ainda é um problema de saúde que causa mais de 200 mil mortes por ano no Brasil. Causa: obviamente a causa disso é o cigarro, um grande vilão para a saúde. E por mais que largar o cigarro seja um processo lento, é necessário para ter uma vida saudável.

Depressão: o distúrbio afetivo é o principal item na carga global de doenças do mundo. A estimativa é que a depressão acomete 7,6% das pessoas com 18 anos ou mais. Causa: a correria do dia a dia e uma rotina estressante podem trazer diversas consequências para a vida do ser humano, inclusive a depressão.

Dengue: entre inúmeras campanhas de conscientização, a dengue ainda é a causadora de diversas epidemias no Brasil. Causa: transmitida pelo mosquito Aedes, que costuma se reproduzir em locais onde há água parada. Mesmo podendo ser evitada, ainda é um grande problema no país.

Hepatite C: a hepatite C atinge mais de 3 milhões de pessoas no Brasil, provocando também lesões no fígado e câncer. Causa: o vírus VHC é transmitido principalmente por sangue contaminado.

Hipertensão: atingindo cerca de 47% dos brasileiros acima dos 50 anos, a hipertensão é fator de risco para outras doenças, como o AVC. Causa: normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue.

Um dos fatores que influenciam no aumento de doenças no país está relacionado às más condições da saúde pública no país. Milhões de pessoas enfrentam a triste realidade de quem é obrigado a usar postos de saúde no país com falta de equipamentos, estrutura e remédios. Além de causas específicas de cada um, citadas anteriormente.

Por isso, é importante sempre manter um dia a dia saudável, uma rotina com boa alimentação, exercícios e exames sempre em dia. Afinal, tudo precisa de equilíbrio para se manter bem.

Na Floratus, você encontra diversos produtos que te auxiliarão no equilíbrio da sua saúde. Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!

Logomarca Floratus: uma flor azul com o nome embaixo

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

Topo
Iniciar conversa