• Segunda a Sexta: 8:30 às 18:45, Sábados: 8:30 às 12:00
Publicado em 31/07/2020
Home Blog

Uso de máscara contra o Coronavírus: quais os possíveis prejuízos para a minha pele?

Uso de máscara contra o Coronavírus: quais os possíveis prejuízos para a minha pele?

Mulher usando máscara de proteção contra o Coronavírus.

A pandemia do Coronavírus trouxe uma série de transformações para o nosso dia a dia. Uma delas é o uso de máscaras, que se tornou obrigatório em vários lugares do Brasil e do mundo. Em algumas cidades, inclusive, a falta do uso deste acessório pode acarretar multas. Apesar de serem de extrema necessidade para a não transmissão da COVID-19, elas trazem também uma série de prejuízos para a pele, como o surgimento de acne, a oleosidade excessiva e até mesmo as dermatites alérgicas.

Neste artigo, vamos tratar dessa relação entre o uso de máscaras e os prejuízos para a pele, comentando também de algumas formas de amenizar o problema e retomar a qualidade da sua pele.

“Porque eu preciso usar máscara?”

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma das formas de transmissão da COVID-19 é através das gotículas de saliva suspensas no ar. Isso ocorre quando as pessoas infectadas espirram, tossem ou até conversam. As máscaras funcionam como barreiras físicas, diminuindo a exposição das pessoas e, dessa forma, o risco de transmissão da doença por essas gotículas.

Quais são os prejuízos do uso da máscara para a pele?

Contudo, embora o uso de máscara facial de proteção seja de muita importância, algumas alterações na qualidade da pele vêm sendo observadas. Isso ocorre porque o acessório acaba criando um ambiente quente e úmido devido à saliva, vapor e suor acumulados na pele. Esse desequilíbrio pode acabar deixando a pele mais sensível e favorável à inflamação e irritação quando em contato com o material das máscaras.

Logo, as ocorrências mais comuns que surgem como resultado dessa relação entre pele e máscara são a acne, a proliferação de fungos e bactérias, além de doenças como a rosácea, a dermatite seborreica e a dermatite perioral. Nas pessoas que estão na linha de frente contra a doença, como os médicos e enfermeiros, devido ao lacre dos equipamentos de proteção individuais, pode ocorrer ainda o surgimento de úlceras, lesões e sangramentos da pele.

O que eu posso fazer para cuidar da saúde da pele com o uso contínuo de máscara?

Existem várias ações que podem ser feitas para evitar esses prejuízos à pele. Entre elas, está a lavagem e secagem corretas das máscaras após cada uso; preferencialmente, fazer a escolha por máscaras de algodão; troca imediata da máscara após exercícios físicos, por conta da transpiração da pele; fazer a limpeza da pele pelo menos duas vezes ao dia e, se possível, evitar a utilização de maquiagem na região.

Para além desses cuidados básicos, existem alguns produtos que podem te auxiliar. Entre eles, estão os cosméticos de limpeza para pele oleosa, como os sabonetes faciais, que limpam a pele profundamente, reduzindo a acne e a oleosidade, bem como o nosso Hamamélis Adstringente, que reduz as  bactérias responsáveis pela acne ao mesmo tempo que penetra profundamente nos poros, reduzindo a sua aparência. Já para quem deseja refrescar a pele, sem agredir a região, o uso de Água Termal é uma ótima opção para higienizar, descongestionar e nutrir a face.

Contate-nos via WhatsApp que vamos indicar o produto correto para sua pele!

Logomarca Floratus: uma flor azul com o nome embaixo

A Floratus Farmácia de Manipulação tem como objetivo diferenciar-se no conceito de farmácia de manipulação, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento ágil, personalizado e de confiança.

Assine Nossa Newsletter

Topo
Iniciar conversa